Dicas

O que a história da Batata Chips pode te ensinar?


Postada em 15/07/2020 às 03:15
Por Julia


Quando temos uma empresa de alimentos, muitas vezes temos que lidar com as opiniões das pessoas. O paladar é algum muito pessoal e é criado por meio das experiências daquele cliente.

Hamburguerias passam por isso o tempo todo. Qual o ponto ideal do hamburguer? Muitos pedem para fazer bem passado, outros pedem para a carne estar no ponto (levemente vermelha ao centro), alguns pedem que a carne esteja mal passada. É impossível chegar a um senso comum.

Gostaria de pensar sobre a importância de ouvir os clientes. Eles que fazem a nossa reputação e que fazem o nome do restaurante ou bar conhecido. Quem tal pensar sobre essa história?

 

A história da batata chips

Se você gosta de batata chips, deve agradecer a George Crum. Ele foi um chef americano que trabalhou em um restaurante nas montanhas de Adirondack. Sua comida fez tanto sucesso, que ele se tornou muito popular, até ser contratado por outros restaurantes maiores.

Em 24 de agosto de 1853, Crum já era um chef conceituado. Em seu restaurante, um prato voltou para a cozinha. O cliente não gostou do que havia sido servido – uma batata inteira frita – e pediu que o legume fosse cortado em fatias mais finas e mais crocantes. O autor do prato ficou furioso e, para se vingar, cortou a batata em fatias muito finas com o objetivo de irritar o consumidor. Para a sua surpresa, ele adorou e esse prato passou a ser servido habitualmente no restaurante.

A ideia foi um sucesso tão grande que passou a ser um dos pratos mais vendidos daquele estabelecimento. Em pouco tempo, o prato ficou conhecido em todo o mundo.

 

Lição prática

Uma ferramenta muito comum na administração e no marketing são as pesquisas com os consumidores. Peça para seus clientes avaliarem os pratos, o atendimento, como se sentiram no ambiente do seu restaurante e como foi a experiência.

Lembre-se sempre, nós vendemos experiências e não apenas refeições ou drinks. Pense nisso. Os clientes são as pessoas mais importantes do restaurante e toda parte sensorial do estabelecimento precisa ser agradável a ele.

 

E como o marketing entra nessa história?

Quando os clientes estão satisfeitos, eles falam sobre o lugar, convidam os amigos e compartilham fotos e vídeos sobre as experiências vivenciadas naquele lugar.

A equipe de comunicação e marketing tem como obrigação visualizar tudo o que estão falando sobre o estabelecimento e dar voz aos clientes em sua própria página, por meio de compartilhamentos e incentivos.

Além disso, é função da equipe de marketing mostrar de forma institucional como funciona toda a experiência vivenciada naquele ambiente, além de descrever com imagens o sabor daquela refeição, a refrescância do drink, a maciez do bolo…

Faz parte da divulgação também os ideais da empresa e como ela se porta diante das situações. Com a crise do Covid 19, muitas empresas têm se posicionado e alcançado os seguidores positivamente ou negativamente. Falei mais sobre isso em outra postagem. Você pode ler clicando aqui.

E você? Tem ouvido os seus clientes?
Como tem sido a experiência vivenciada em seu estabelecimento?


. gtag('config', 'AW-980488719')