Dicas

Comunicação em tempos de crise


Postada em 15/07/2020 às 03:02
Por Júlia Biude


O primeiro a se pensar é que toda organização é suscetível a crise. Com a pandemia do Corona Vírus, o número de negócios na área de alimentação afetados pode chegar a 6 milhões de empresas e 3 milhões de pessoas podem perder seus empregos segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Então, como lidar com isso? O momento de brincar de avestruz acabou. É preciso lidar com tudo isso de forma madura e transparente. As comunicações tradicionais não vão funcionar, assim como o serviço normal do dia-a-dia não funciona.

É hora de se reinventar e se aproximar do seu cliente. Crie vínculo. Ofereça algo interessante que o consumidor consiga usufruir durante a crise. Por exemplo, faça uma receita legal que pode ser feita em casa. Crie promoções especiais para deliveries. Aumente as opções de pratos para entregas.

Busque apoio para que o seu cliente te ajude a se reerguer no pós-crise. Uma medida interessante foi tomada pela Stella Artois. Eles colocaram no ar uma plataforma online que chama Apoie um Restaurante. Serão comercializados vouchers de R$ 100, em que o consumidor paga apenas R$ 50. Esse cupom pode ser usado assim que a situação se normalizar. Os restaurantes podem se cadastrar gratuitamente.

Então, esse é o momento em que todo mundo deve se ajudar. Dê algo ao seu cliente e ele vai te ajudar quando o seu negócio precisar. É uma corrente. Um relacionamento que precisa ser construído ao longo do tempo para ser duradouro.


. gtag('config', 'AW-980488719')