Dicas

Assessoria de imprensa: Por que devo ter uma?


Postada em 14/07/2020 às 01:52
Por Júlia Biude


Vejo por aí muita dúvida a respeito do termo “assessoria de imprensa”. Afinal, o que o esse profissional faz e qual a importância para a minha marca?

Para começar, o assessor de imprensa é um profissional especializado em relacionamento com jornalistas e influenciadores de veículos de comunicação e canais. O objetivo é que criar publicações espontâneas na mídia.

Por exemplo, a sua empresa é especializada na limpeza de colchões. Quando um jornalista vai fazer uma reportagem sobre doenças respiratórias, ele vai precisar de uma fonte – ou seja, alguém especialista que fale sobre aquele determinado assunto. Aí, entra a importância do assessor de imprensa. Além de procurar o médico alergista, o jornalista vai precisar também de um técnico que fale sobre limpeza de ambientes. E, normalmente, ele vai lembrar daquela marca com a qual já é familiarizado e que está de forma atuante no mercado.

Como funciona esse trabalho?

O profissional de assessoria de imprensa passa informações relevantes sobre a marca para os jornalistas e influenciadores daquela área. A forma mais comum é por meio de releases – pequenos textos explicativos sobre determinados assuntos ou ações.

Mas a construção de relacionamentos vai além da distribuição de textos. É preciso conhecer os jornalistas, o esquema de trabalho, ter certa amizade para saber o que ele precisa e a forma que isso pode ser passado.

Embora seja algo trabalhoso, é uma ação que gera bons resultados para todos os lados. É bom para as marcas que aparecem. É bom para os profissionais e empresários que são colocados em destaque. É bom para os jornalistas que precisam de fontes confiáveis para as suas matérias.


. gtag('config', 'AW-980488719')