Dicas

Assessoria de Imprensa x Marketing: Qual a diferença?


Postada em 14/07/2020 às 01:35
Por Júlia Biude


Hoje em dia, muito se ouve falar em assessoria de comunicação, assessoria de imprensa e em assessoria de marketing, principalmente o marketing digital. Todos colocam que seu negócio precisa contratar o profissional disso ou a empresa que faça aquele tipo de abordagem… mas, afinal, você sabe qual é a diferença entre esses tipos de serviços?

Para começar, quero falar sobre comunicação. Pensando no conceito simples, a comunicação é uma palavra que vem do latim communicare, que significa partilhar, tornar comum, participar algo. Ou seja, o emissor transmite a informação para um receptor que interpreta a mensagem.

A assessoria de comunicação faz justamente isso: transmite para as pessoas a mensagem da empresa. As formas usadas podem ser as mais variadas, através das mídias sociais, da imprensa, publicidade, entre outros.

Tanto a assessoria de imprensa, quanto a assessoria de marketing fazem parte de um esquema de comunicação. É estabelecido o público alvo daquela empresa, a mensagem que precisa ser transmitida e cada equipe vai fazer a emissão dessas informações. Enquanto a equipe de marketing vai usar estratégias para atingir os clientes de forma mais direta, a assessoria de imprensa vai tornar essa informação atraente para que seja noticiada pela imprensa.

Por exemplo, um restaurante vai lançar um novo lanche no cardápio. A equipe de marketing vai colocar todas as informações nas mídias sociais e vai fazer campanhas para alcançar os consumidores, seja online ou off-line. A equipe de assessoria de imprensa vai fazer um texto apresentando para a imprensa especializada esse novo produto, vai entrar em contato com digital influencers da área e conversar com especialistas e críticos de gastronomia, vai enviar todo material promocional e de divulgação e, caso haja um evento para esse lançamento, vai ajudar na organização e no apoio aos jornalistas e convidados que irão conhecer o novo produto.

Ambos os trabalhos são árduos e trazem resultados positivos para o estabelecimento, mas é importante falar que eles são complementares. A contratação de um serviço não anula o outro. Pelo contrário, o mais indicado é que caminhem junto para que mais pessoas sejam alcançadas. Esse é o conceito de comunicação integrada.

Resumindo, a seguir, vou listar algumas diferenças entre eles.

Marketing
– Responsável pela presença digital da empresa;
– Criação de material de divulgação;
– Planejamento estratégicos para aumentar a visibilidade da empresa;
– Relacionamento com o cliente;
– Coordenação de campanhas (com intuito publicitário);
– Pesquisa de mercado: público alvo e concorrência.

Assessoria de Imprensa
– Responsável pela comunicação institucional da empresa;
– Criação de pautas noticiáveis sobre a marca (diferente de comprar um espaço em um determinado veículo de comunicação);
– Serviço de clipping (juntar todas as notícias em que a empresa é citada e fazer um compilado);
– Auxílio na divulgação e na organização de eventos;
– Relacionamento com jornalistas, blogueiros e influenciadores digitais no acesso às informações importantes sobre a empresa;
– Preparação do cliente e acompanhamento de entrevistas.


. gtag('config', 'AW-980488719')