Postada em 13/07/2020 às 02:01
Por Júlia Biude
Padronização Visual para Mídias Sociais. Por que é importante?
Para falar sobre isso, precisamos falar sobre Marca, Branding e Identidade Visual.
Simplificando:
Marca é um conjunto de valores, percepção e experiências de uma determinada empresa ou produto perante o seu público.
Branding é o planejamento e posicionamento estratégico da Marca.
Identidade Visual é a padronização visual da marca. Alguns pensam que é apenas o logotipo, mas vai muito além disso. É um conjunto de cores, texturas, desenhos gráficos, tipografia, mascotes, entre outros.
Esclarecidos os termos, a padronização visual faz parte do Branding. Em um mundo altamente competitivo é importante se diferenciar no meio da avalanche de publicações que vemos diariamente. Além de ser muito eficiente, valoriza a sua marca, pois mostra profissionalismo.
O ideal é que, quando o consumidor veja a sua publicação – seja no Instagram ou no Facebook -, ligue aquela imagem automaticamente à sua marca.
Como isso funciona no Marketing Gastronômico?
Quando falamos de estratégia visual e padronização das redes sociais, temos que falar de planejamento. Desde o princípio tudo tem que ser alinhado com a identidade visual da marca.
A fotografia, os layouts e os assuntos tratados precisam ser planejados de acordo com os rumos traçados pela equipe de marketing.
Quando fazemos o briefing para uma sessão fotográfica dos pratos de um restaurante, tudo é planejado de acordo com a identidade visual da empresa. Tudo é escolhido propositalmente, as louças, as cores, o tipo de iluminação… nada é por acaso na fotografia de gastronomia. O ideal é o feed ficar harmonioso, bonito e com a cara da empresa.