Dicas

A Fotografia é realmente importante para o Marketing do meu restaurante?


Postada em 13/07/2020 às 01:44
Por Júlia Biude


Em uma outra oportunidade, já havia publicado dados de uma pesquisa, a qual afirma que 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais e que 70% dos nossos sensores receptivos de informações estão nos olhos. Além disso, estudos ainda confirmam que o marketing visual é 43% mais efetivo do que qualquer outro tipo de propaganda.

Pensando nesses dados, por que a fotografia de gastronomia é tão importante para o sucesso da estratégia de marketing do restaurante?

Uma boa foto de comida desperta a vontade de comer aquele prato mostrado. Quem já experimentou aquela iguaria fotografada, fica quase a sensação de sentir aquele gosto novamente. Como a imagem não tem cheiro, não tem textura, não tem temperatura; ela precisa ser tão visualmente atraente, que mexa com a imaginação, fazendo com que a pessoa sinta no paladar todas as sensações pasadas com aquele prato.

Como isso funciona?

Quando vemos uma fotografia de comida, aquela visão estimula o cérebro, que resgata todas as memórias de sensações e sentimentos relacionadas com a imagem vista. Isso faz com que a pessoa deseje aquele prato. Sinta vontade e, caso seja perto da hora da refeição, tenha o impulso de pedi-lo.

Existem muitas técnicas específicas para a fotografia de comida. Normalmente, elas são utilizadas de acordo com o tipo de cozinha e público alvo. Além disso, é preciso muito estudo sobre cada estilo de culinária e público alvo, para que a forma de abordagem na fotografia seja a mais eficiente para aquele restaurante, bar, padaria ou estabelecimento gastronômico.

Por isso, quando for fotografar os seus produtos, contrate um especialista. Você escolhe as melhores matérias primas, o melhor chef e planeja todas as combinações de gostos e tempero, então porque agir diferente na hora de mostrar o resultado?


. gtag('config', 'AW-980488719')