Dicas

Você sabe o que é presença digital?


Postada em 13/07/2020 às 01:20
Por Júlia Biude


A presença digital é a forma que utilizamos a internet. Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas ter um site do empreendimento com as informações básicas ou fazer um post esporádico (ou até periódico) nas mídias sociais. É como a empresa se posiciona no mercado frente aos clientes.
O mundo está mudando e você não pode ficar de fora.

De acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot juntamente com a We Are Social, mais de 139 milhões de pessoas têm acesso à internet no Brasil. Destes, 85% entram todos os dias.
Desta forma, podemos ver que o mundo digital é uma ótima oportunidade para estabelecer uma comunicação interativa e efetiva com potenciais clientes e também para fidelizar a marca.
E como eu faço isso?

Existem algumas formas bem eficazes para ficar mais perto dos clientes e pessoas que fazem parte do seu público alvo.

- Site: Se sua empresa tiver um endereço eletrônico, poderá ser mais facilmente encontrado. Hoje em dia, muitas informações são buscadas na internet. Dessa forma, você pode disponibilizar o seu portfólio e informações importantes sobre o seu negócio. É importante que seja um site de fácil navegação e otimizado com SEO para que seja mais fácil encontrado na grande rede.

- Blog: Além de informar aos clientes como funciona a jornada de compra no seu site ou loja virtual, você ainda pode dar dicas para que a experiência dos seus seguidores seja completa. Por exemplo, se você vende passagens aéreas, pode dar dicas de restaurantes e passeios em alguns pontos turísticos. O conteúdo deve ser periodicamente atualizado e importante.
Assim como o site, deve ser otimizado com SEO para que seja facilmente encontrado pelo Google e Bing.

- Redes Sociais: Os usuários de internet passam muito tempo nas Redes Sociais. Por isso, essa é uma forma muito importante para interagir com os seus clientes. É preciso um planejamento para que o conteúdo e a linguagem seja apropriada para a sua empresa. Por meio das redes, você pode mostrar bastidores da empresa, fazer vídeos interessantes e/ou educativos, mostrar como funciona os seus produtos e serviços e mostrar em primeira mão os lançamentos para os seus seguidores.

- Campanhas Digitais: Essa é uma forma muito importante para direcionar o seu produto ou serviço para um público determinado. Por exemplo, você está lançando uma revista segmentada para mães. Então, você pode definir um público alvo e fazer anúncios para pessoas que tenham interesse por esse tipo de informações. Assim, a sua verba de propaganda vai ser muito melhor empregada e será possível mensurar a quantidade de pessoas atingidas por sua publicação.
Entre outras opções, é possível fazer campanha para que o seu site apareça em evidência no Google, para que seu vídeo rode antes de outros semelhantes no YouTube e para que pessoas vejam o produto que está sendo lançado no feed do Instagram ou do Facebook. Basta um planejamento adequado de estratégias, linguagens e resultados pretendidos para chegar ao objetivo.


. gtag('config', 'AW-980488719')