Dicas

Facebook e Instagram: tem diferença?


Postada em 11/07/2020 às 02:35
Por Júlia Biude


Não há como negar que as duas mídias sociais são muito populares. Dados mostram que o Instagram tem aproximadamente 300 milhões de perfis ativos no mundo. Desses, 16 milhões são brasileiros. A mídia de fotos perde em números de usuários apenas para o Facebook que tem 2,3 bilhões de contas no total e 120 milhões em nosso país.

A principal diferença a ser pensada entre essas duas rede é o seu público. De alguns anos para cá, o Facebook tem seu público encolhendo e envelhecendo. Segundo pesquisas do Pew Research, essa rede é mais eficiente para atrair adultos, enquanto o Instagram é melhor para alcançar jovens, sendo mais popular entre pessoas de 18 a 29 anos.

Também há uma diferença entre o comportamento dos usuários das duas mídias, o que implica diretamente no engajamento. Por ser utilizado por pessoas mais jovens, os seguidores costumam ser muito mais participativos no Instagram. Cerca de 60% dos usuários diz que teve conhecimento sobre algum produto na rede social, 1/3 dos Stories mais visualizados são de empresas e mais de 200 pessoas acessam um perfil comercial por dia.

Pensando nessas informações, as formas de postagens também precisam ser distintas. Cada rede social deve ser pensada de uma forma. Ou seja, enquanto o Instagram exige imagens mais bonitas e atraentes, para o Facebook é necessário dar mais informações e fazer postagens diferentes.


. gtag('config', 'AW-980488719')