Dicas

Sua empresa está preparada para enfrentar uma crise?


Postada em 11/07/2020 às 02:10
Por Júlia Biude


Responda sinceramente: de 0 a 10, o quanto sua empresa está preparada para passar por uma crise?

Entende-se por crise todas as situações que podem causar danos a uma entidade. Essas circunstâncias podem afetar e destruir a imagem e a credibilidade de uma empresa, causando perdas financeiras e afetando a vida de todos os funcionários.

No Brasil, a Cervejaria Backer está passando por uma grande crise. A empresa mineira foi alvo de acusações de contaminação no processo de produção das cervejas, causando a morte de 4 pessoas e 22 suspeitas de contaminação.

Mesmo com o recolhimento dos lotes da bebida e a paralização das atividades da Backer, o mercado de cervejas artesanais tem sido fortemente afetado. Quando uma empresa tem sua reputação abalada, o setor inteiro sofre consequências.

Com esse texto não quero julgar e nem estabelecer méritos ao ocorrido. O que quero pensar realmente é na importância da comunicação clara e direta com os consumidores e público. Em uma crise, além das notícias oficiais, muitos boatos se espalham, causando desinformação e aumentando o pânico dos consumidores.

 

Como sair da crise?

Dificilmente, a Cervejaria Backer estava preparada para uma crise como essa. Porém tem tomado algumas medidas importantes para reestabelecer a sua comunicação com o público – além das medidas já esperadas de apoio às vítimas e colaboração com as investigações.

Mas e a sua empresa? Está preparada para enfrentar crises? A reputação que você tem construído é forte o suficiente para ficar em pé em meio à tempestade?

Quando você recebe uma crítica negativa – seja ela no blog ou em mídias sociais –, ela pode se espalhar rapidamente, gerando uma crise. E você precisa estar preparado. A verdade é que os melhores exemplos de marcas que conseguiram dar a volta por cima são aquelas que estabeleceram múltiplos canais de conversas com seus públicos e se abriram para ouvir o consumidor, seja ele para escutar reclamações, tirar dúvidas, anotar sugestões, entre outras. O melhor caminho para sair de uma crise é continuar dialogando.

Para isso, é importante que uma equipe de comunicação e marketing esteja à frente de todo esse processo. Um assessor de imprensa irá fazer com que a comunicação seja feita de forma assertiva e pelos canais certos. Já um assessor de marketing vai ajudar na reconstrução da marca.


. gtag('config', 'AW-980488719')