Dicas

Links Patrocinados: Devo usar no meu negócio?


Postada em 11/07/2020 às 02:00
Por Júlia Biude


Para iniciar a nossa conversa, você sabe o que são Links Patrocinados?

Simplificando o assunto, são anúncios feitos na internet para chamar a atenção dos possíveis consumidores. Ao usar essa estratégia de marketing, o seu conteúdo vai aparecer em destaque na plataforma quando um usuário procurar o assunto que você está divulgando.
Fazer um anúncio na internet trará muitos benefícios para o seu negócio, sendo ele físico ou online. Puxando a brasa para a minha sardinha, estabelecimentos gastronômicos - restaurantes, bares, padarias, confeitarias, cafés... - não fogem essa regra.

Quais são essas estratégias?

Quando pensamos em Links Patrocinados, a mais comum é o Google Adwords. Quando você cria uma campanha no Google, você escolhe palavras-chave do seu negócio - por exemplo restaurante italiano, spaghetti a carbonara - e quando uma pessoa procurar essas expressões na internet, o seu site irá aparecer em destaque no resultado da busca.
Nas redes sociais, há uma forma diferente de utilização dos links patrocinados. Em vez de você escolher algumas palavras-chave a serem buscadas, os anúncios são mostrados em formato de publicações. Eles vão aparecer no rolar do Feed, sempre sinalizado como patrocinado. A segmentação é feita de acordo com a escolha do público-alvo.

Vantagens dessa forma de marketing:

- Custo/ benefício baixo: Você pode decidir quanto investir na sua campanha e mesmo com o valor baixo começar a ter resultados. Além disso, o preço da sua campanha pode ser alterado conforme o seu objetivo for sendo alcançado.

- Fácil de mensurar: Tanto o Google, quanto as mídias sociais, oferecem diversos tipos de gráfico para avaliar se a sua campanha está indo bem ou mal.

- Fácil de otimizar: A qualquer momento da campanha pode-se alterar os parâmetros escolhidos, como palavras-chave e público-alvo por exemplo.

- Fácil de segmentar: Você oferece o seu anúncio para quem realmente está interessado no seu produto.

- Fortalece a marca: Ao usar essa forma de divulgação, juntamente com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, a sua marca vai ficar sempre em contato direto com as pessoas a quem se deseja conquistar a atenção. Isso faz com o público se aproxime e crie um vínculo com a marca. Assim, quando quiser aquele produto, será a primeira a ser lembrada.

Vamos falar sobre os mitos?

- É só promover: Ouço muitas pessoas falando que Marketing é muito simples. Você faz uma publicação no Instagram, clica em "Promover" e Voalá. O resultado não chega e fica decepcionado. A verdade é que Marketing Digital não é mágica e nem brincadeira. É preciso muito planejamento de ações para chegar ao resultado esperado.

- Preciso de muito dinheiro: A verdade é que o valor investido é de acordo com o seu bolso. Claro que quanto mais dinheiro investido, maior vai ser o alcance, porém você pode ir aumentando o orçamento conforme os ganhos.

- Não preciso planejar. É só fazer: Tudo em marketing (seja ele online ou offline) precisa de planejamento. E essa é a parte mais importante de qualquer estratégia. Estudar o público, a aceitação, a quantidade de dinheiro disponível e que vai ser investida. Por aí, vai... Planejamento sempre!!!!! Depois disso, não esqueça de analisar todos os resultados para saber se a sua estratégia está dando certo ou se é preciso mudar algum detalhe para conseguir alcançar o objetivo.


. gtag('config', 'AW-980488719')