Dicas

Quatro dicas de marketing digital para enfrentar a crise


Postada em 11/07/2020 às 00:52
Por Julia


Quando uma crise chega em um negócio, é comum que muitos empresários se questionem sobre a real importância dos investimentos em marketing. Muitos se baseiam em experiências anteriores, em que a estratégia de marketing não foi bem traçada e por isso, mal sucedida. Muitas vezes, encaram a comunicação como algo supérfluo e são os primeiros na lista em redução de custos.

É certo que com um negócio que está enfrentando uma crise - assim como essa que vivemos atualmente no Brasil - precisa cortar despesas e encontrar gargalos de desperdícios. Porém, sem investimento em comunicação, a possibilidade da retomada do crescimento se torna ainda mais difícil.

Nesse momento, em que as pessoas estão impedidas de sair de casa, em busca de informação a todo momento, o marketing digital é a forma mais eficaz e mais barata de se divulgar um restaurante ou um bar. Pensando que já foi formulada uma estratégia para que o seu estabelecimento continue funcionando, vou dar quatro dicas de estratégias de marketing para a o seu negócio.

 

1- Desenvolver um projeto de Inbound Marketing:

Apesar do termo ser estranho, Inbound Marketing é o desenvolvimento de conteúdo para o público alvo com o intuito de informar e trazer novidades. Esses textos atraem pessoas para o seu site, que passam a ter contato também com o seu produto.

Por exemplo, você tem uma padaria que faz lindos pães italianos. No seu site, você publicará um texto falando sobre a tendência de se servis sopas dentro dos pães e ainda dará a receita de um caldo exclusivo. Dessa forma, você incentiva o leitor a comprar o seu pão e ainda cria um vínculo com ele.

 

2- Campanha no Google:

Uma das mais populares formas de anúncios é o Google Ads. Com essa estratégia você faz uma campanha em que os anúncios aparecem para pessoas que procurarem por palavras chaves que têm a ver com o seu negócio.

Continuando com o exemplo da padaria, com os anúncios já programados, quando alguém procurar a palavra chave “pão italiano”, o site da sua padaria aparecerá no site de busca do Google.

 

3- Anúncios no Facebook e Instagram:

O Facebook e o Instagram são duas mídias indispensáveis para quem quer fazer anúncios. Por ser as redes sociais com mais usuários, a certeza de encontrar o seu público alvo é grande.

Uma vantagem é a possibilidade de escolher o seu público alvo e a localização em que o seu anúncio vai veicular. Além disso, é uma propaganda com o preço acessível, sendo possível alcançar um público maior com menos dinheiro.

Um bom exemplo é um restaurante de comida italiana, que está fazendo entrega para quem pedir o prato em um raio de 5 quilômetros do restaurante. É possível selecionar exatamente essa localidade para a veiculação do anúncio, sendo assim, a publicação só aparecerá para quem poderá ser atendido.

 

4- Defina objetivos e meça resultados:

Para saber se teve êxito na sua campanha de marketing, é preciso traçar bem os seus objetivos. Por meio da análise de dados, é possível ver os erros e os acertos da sua campanha e modificar o que está dando errado. Assim, os próximos passos podem ser feitos de forma mais acertada.


. gtag('config', 'AW-980488719')